10 Mandamentos para manter a saúde financeira do seu negócio

[singlepic id=261 w=450 h= float=]

1 – Tenha capital para os dois primeiros anos.
É uma perspectiva conservadora, mas muito actual nos tempos contorvados que vivemos. Não existe nada pior do que ter de acabar com o seu negócio a meio do caminho do sucesso por falta de financiamento.

2 – Separe o dinheiro do seu negócio do seu dinheiro.
Estabeleça o seu ordenado desde de inicio, não estique muito no ordenado nos primeiros tempos do seu negócio. Trate de si mesmo como um funcionário do seu negócio.

3 – Analise com detalhe todos os aspectos da sociedade do negócio.
Uma análise detalhada de todos os aspectos do seu negócio, protege o seu negócio e evita desentendimentos entre os sócios do negócio. Estabeleça a distribuição de lucros, as condições para contrair qualquer empréstimo e até definir quem são os herdeiros em caso de infortúnio.

4 – Tenha mais do que um fornecedor para o seu negócio.
Ter mais do que um fornecedor é fundamental para evitar ficar sem stock caso o seu único fornecedor o deixar na mão. Tendo mais do que um fornecedor para o mesmo produto, pode negociar preços, prazos de entrega, etc…

5 – Inclua multas nos seus contratos de fornecimento.
Já houve muitos negócios que correram mal porque os seus fornecedores não cumpriram prazos de entrega. A dica para evitar estas falhas é aplicar uma multa em caso de atraso no fornecimento.

6 – Não antecipe os pagamentos do seu negócio.
Não caia de forma nenhuma na tentação de começar a antecipar pagamentos a receber a prazo. Rapidamente entra num ciclo vicioso e o que deveria ser o lucro do seu negócio é perdido em juros que o seu negócio tem de pagar ao banco que lhe adiantar o pagamento.

7 – Mantenha o fundo de maneio com o valor de 10 facturações.
Mesmo que o seu negócio já tenha algum tempo, o ideal é que mantenha o seu fundo de maneio com o valor mínimo de 10 facturações. Lembre-se que em caso de quebra de encomendas não pode demitir logo funcionários pois corre o risco de logo de seguida haver um nova encomenda e o seu negócio não ter hipótese de a satisfazer.

8 – Saiba subcontractar para que o seu negócio possa crescer mais rapidamente.
Especialmente nos primeiros tempos do negócio, sub contratar é fundamental para que possa aceitar mais e maiores projectos. No inicio o seu negócio é mais frágil e deve sempre fazer boas análises do mercado antes de pensar em criar novas competências no seu negócio.

9 – Avalie despesas e corte em tudo o que é supérfluo.
Analise pormenorizadamente todas as contas e despesas e corte em tudo o que não é necessário. A dica é analisar o que gastou e como gastou a cada 3 meses, desta forma estará atento a qualquer desvio que haja na contabilidade do seu negócio.

10 – Contrate um bom serviço de contabilidade.
Um bom contabilista vai analisar o seu negócio e ajudar a definir em que regime o seu negócio se encaixa e se deverá mudar de regime tributário. Sem qualquer dúvida coma escolha de um bom contabilista “Você pode até pagar um pouco mais caro, mas o dinheiro investido volta em forma de resultado.”

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “10 Mandamentos para manter a saúde financeira do seu negócio

  1. Pingback: Acreditar é o segredo do sucesso do seu negócio | Como montar empresa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *