5 dicas para criar um negócio sem abandonar a sua carreira

[singlepic id=222 w=320 h=240 float=]

Abrir uma empresa ou criar um negócio próprio são sonhos muitas vezes adiados porque não podemos abdicar da segurança do ordenado na empresa em que trabalhamos.

Mas não pense que não é possível abrir uma empresa e manter o seu trabalho actual. Ficam 5 dicas para que consiga conciliar o seu novo negócio com o trabalho de todos os dias.

Envolva sua família no seu novo negócio

Mesmo qua a sua nova emrpesa tenha alguns empregados, convém ter a ajuda dos seus familiares nas horas de mais trabalho. O volume de trabalho no novo negócio pode crescer e nem sempre é fácil de conciliar com o actual emprego, nessas horas a ajuda da família é fundamental.

Seja para atender telefonemas, despachar mercadorias ou colocar o escritório em ordem, ter a contribuição de pessoas próximas e de confiança é uma boa maneira de cumprir mais tarefas em menos tempo.

Esteja pronto para abrir mão de alguns momentos de lazer

Especialmente no inicio da empresa os tempos de lazer devem ser reduzidos ao minímo.

Lembre-se que será um pequeno sacrifício que fará durante algum tempo que lhe dará frutos muito saborosos no futuro.

Esteja certo de que o sacrifício valerá a pena. Caso contrário será penoso abdicar, mesmo que temporariamente, de hobbies antigos. Se você estiver infeliz com a nova rotina, os efeitos serão sentidos no trabalho e no negócio.

Mantenha o profissionalismo

Quando estiver no trabalho do dia a dia mantenha-se focado nele. Não permita que pensamentos sobre seu novo negócio o distraiam das suas tarefas.

Não falte ou saia mais cedo por causa de eventuais problemas na sua empresa. Jamais use equipamentos da companhia em que trabalha em benefício próprio.

Cada minuto é precioso

15 minutos na hora de  almoço são suficientes para despachar os assuntos mais importantes do novo negócio. Use e-mail para se comunicar a qualquer hora com clientes. O tempo nos transportes (táxi, metro, comboio, avião) pode ser utilizado para colocar a leitura de documentos em dia e responder a e-mails de clientes.

Honestidade é ponto a favor

Você melhor do que ninguém saberá avaliar se deve ou não contar para seu chefe sobre o novo negócio. Desde que não interfira no trabalho, nem seja um negócio concorrente com o do seu actual trabalho, há gestores que não se importam com o que os funcionários fazem nas horas vagas. Em muitos casos, é melhor ser honesto do que deixar o chefe com a sensação de que você esconde algo.

É importante ficar claro que apesar de serem necessários sacrifícios, qualidade de vida é fundamental para empreender com sucesso.

Mais ideias para o seu negócio:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *