6 Passos para fazer uma boa pesquisa de mercado

[singlepic id=251 w=320 h=240 float=]

A pesquisa de mercado é fundamental para quem pensa em montar um empresa ou um negócio próprio.

De que serve criarmos uma empresa se depois não temos clientes para comprarem os bens ou serviços que vendemos?

A pesquisa de mercado deve ser um dos passos iniciais na hora de estudar a viabilidade da criação de uma nova empresa. Nunca devemos montar uma empresa com base no nosso feeling, suposições, rumores ou boatos. O resultado final acabará, na maioria da empresas, por ser mau.

 

Deixo aqui uma listagem de 6 passos que o ajudarão a fazer uma boa pesquisa de mercado para que possa aferir da viabilidade do seu negócio.

 

1 – Problema e objectivo do trabalho

Defina à partida qual é o problema para o qual quer encontrar solução. Por exemplo se o negócio que vai criar for de consultoria, conheça as empresas que estão a contratar serviços de consultoria, e que áreas eles estão necessitando de mais serviços ou de novas soluções.

 

2 – Público-alvo

A definição de um público-alvo para o seu negócio é fundamental. Não vale dizer que quer vender para toda a gente. Quanto mais genérico for menos sucesso vai ter pois não vai conseguir focar o seu negócio no que é pretendido pelo seu público-alvo.

 

3 – Mercado alvo

Defina a área geográfica de actuação do seu negócio. Claro que hoje em dia com o avanço da internet, a área geográfica é cada vez mais o mundo, mas ai fica ainda mais importante definir bem o ponto anterior.

 

4 – Amostra

Escolha um leque alargado de empresas que cumpram todos os requisitos que pretende responder com os seus serviços de consultoria e sirva-se delas como amostra para os estudos que efectuar.

 

5 – Ferramentas (como pesquisar)

Como telecomunicações cada vez mais baratas, muitas vezes até gratuitas, fica muito fácil fazer uma pesquisa. Os formulários do Google são uma boa ajuda, devem sempre que possível ser acompanhados com um contacto pessoal ou telefónico para incentivar as respostas.

 

6 – Prazo

Defina um prazo para realizar a pesquisa de mercado. Se não o definir vai ficar eternamente à espera de mais uma resposta e o seu projecto de novo negócio nunca mais vai sair do papel.

 

As pesquisas de mercado são úteis para criar uma nova empresa ou para lançar um novo produto no mercado. A sua utilidade é enorme na hora de tomar decisões sobre o que deverá fazer e que rumo deve tomar para o seu negócio.

Mais ideias para o seu negócio:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *