7 Ideias para Criar Empresa com Muito Pouco Investimento

criar empresa
Criar um negócio próprio não é um bicho de 7 cabeças. Maioria das vezes ligamos o botão de “complicar” e acabamos por não criar o nosso negócio pensando que não vai ter sucesso ou que os outros que têm negócios conseguiram o sucesso nos seus negócios porque tiveram a ajuda de alguém.

Nada mais errado. Criar um negócio é simples. Em menos de 1 dia pode ter todas as burocracias legais prontas e o seu negócio preparado para faturar.

Tendo a parte da burocracia do negócio tratada, chegamos À parte do investimento no negócio. Aqui outra grande mentira é nos contada todos os dias. É preciso ter muito dinheiro para criar um negócio de sucesso. Errado mais uma vez. Sabe o que têm em comum grandes empreendedores como  Bill Gates, Steve Jobs, Carlos Slim, Américo Amorim, etc? Todos eles começaram os seus grandes impérios com muito pouco ou nenhum investimento monetário.

 

Tendo a noção clara que a falta de grandes financiamentos não é entrave para começar o seu negócio, deixamos aqui 7 ideias de negócio que pode criar com muito pouco dinheiro investido.

1 – Limpeza de Terrenos.
O que não falta no nosso país são terrenos para limpar. E muito pouca vontade por parte dos donos para fazer esse trabalho. O que é verdade é que hoje existem máquinas que ajudam muito e facilitam esse trabalho. Para criar empresa no ramo da limpeza de terrenos não precisará de um investimento superior a 500€. Com este valor consegue comprar uma moto roçadora aceitável, uma boa motoserra, uma aparadora de sebes, algum material extra como tesouras, luvas e equipamento de proteção.

2- Serviços de Limpeza
As limpezas caseiras continuam a permitir criar empresa sem muitos custos. Apesar aparecerem empresas grandes a fazer esses serviços, os seus preços são elevados e as pessoas que empregam não dão a garantia de confiança a quem as contrata. Assim com pouco investimento em equipamento e algum investimento em promoção dos seus serviços conseguirá criar empresa de limpeza que trabalhe um número limitado de clientes, mas que tenha foco na confiança dos mesmos.

criar empresa

3 – Reparações diversas
Por falta de tempo ou habilidade há pessoas que precisam que se lhes faça tudo. Ai está uma oportunidade de negócio para quem tem habilidade em mecânica, electrónica ou sabe reparar móveis. O segredo para o sucesso deste tipo de negócio é focar-se em apenas uma área e ser o melhor da sua zona a prestar esse serviço. Não faça tudo. Isso é serviço de biscateiro que acaba por fazer tudo mas não faz nada bem. E como tal os valores cobrados são baixos e os clientes não o voltam a chamar.

4- Empresa de comunicação
As redes sociais vieram criar uma nova área de negócio que permite criar empresa com investimentos muito baixos. Basta ter ligação à internet e um computador para começar o seu negócio. Ao criar um negócio de comunicação digital tem de ter em conta que estará a entrar numa área em constante mudança, pelo que terá de se actualizar todos os dias. A grande oportunidade é que como esta é uma área é muito recente há muitas pessoas, empresas que não sabem como funcionam e perante o medo de fazer mal acabam por contratar os serviços a uma empresa externa. É aqui que aparece a sua empresa.

5 – Decoração
A área da decoração é uma área em constante crescimento. Se na época em que se comprava casa quase todos os anos havia muito trabalho, agora que se procura remodelar as casas e apartamentos que temos, acabamos por recorrer ainda mais aos serviços externos fornecidos por empresas de decoração. Caso não tenha conhecimentos de decoração, aposte num curso de decoração. Assim poderá ter acesso às técnicas que os profissionais usam para decorar. Este é um negócio que pode criar com investimento muito baixo. O que estará a vender quando criar empresa nesta área será o seu conhecimento e não a sua mão de obra.

6 – Vendas Online
As vendas online crescem todos os dias. Os sites de comércio online podem ser gratuitos. Veja o caso do Tictail. Este serviço permite-vos criar um loja online com zero euros de investimento.
Existem imensas empresas de distribuição de encomendas e muitas delas já têm serviços especializados para as lojas online. A grande vantagem de criar empresa para vender online é que não precisa contratar funcionários, não tem rendas para pagar e tem acesso a um mercado no mínimo nacional. As vantagens de uma loja online são muitas e os custos de manter a loja são muito baixos. Se pensa que não pode criar um negócio de vendas online, lembramos que a Amazon, o gigante das vendas online, começou numa garagem com apenas 3 pessoas.

criar empresa

 

7 – Vendas de Serviços
Prestar serviços é um dos negócios que mais tem crescido nos últimos tempos. Em vez de pensar em vender um produto, venda o seu conhecimento. A nossa massa cinzenta vale muito mais que qualquer produto. Se continuarmos a investir em conhecimento estamos a investir na nossa massa cinzenta e estamos a valorizar a nossa marca pessoal. Com um investimento muito reduzido pode criar empresa para dar explicações, dar consultoria ou formação numa área que domine, ser contabilista, artesão, copywriter, costureiro. As hipóteses de criar empresa na área de venda de serviços é infindável. Foque-se no que conhece bem e tem certeza de que tem um factor diferenciador elevado para que as hipóteses de sucesso do negócio sejam mais elevadas.

 

Como conseguir financiamento?
Caso não tenha nenhum capital para iniciar o seu projecto pode então abordar uma das diversas instituições bancárias que oferecem o serviço de microcrédito. Não se assuste com a palavra crédito. neste caso o  crédito é de um valor muito baixo que maioria das vezes é suficiente para começar o seu negócio. Como é um crédito que tem um valor de empréstimo muito reduzido, também tem um risco baixo e os encargos são igualmente reduzidos. É o meio de financiamento ideal para quem quer criar empresa sem correr muitos riscos e não tem financiamento próprio.

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “7 Ideias para Criar Empresa com Muito Pouco Investimento

  1. Vanessa Queiroz

    Boa tarde.
    Faço parte da equipe do site Empréstimo.org e nos interessamos pelo conteúdo do seu site. Por meio de nosso blog temos como objetivo orientar nosso público a entender mais sobre educação financeira e crédito. Gostaríamos de fazer um guest post em seu site, que também aborda o tema de finanças. Há espaço para esse tipo de parceria?

    Vanessa Queiroz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *