8 Estratégias de marketing para melhorar o seu negócio

[singlepic id=250 w=320 h=240 float=]

Já parou algum tempo para pensar no que está a faltar ao seu negócio para aumentar as vendas e melhorar os seus negócios?

Pare 5 minutos e pense nos objectivos que gostaria de atingir com a sua empresa ou com uma área de negócio da empresa. Descubra as estratégias de marketing que deve usar para atingir esses objectivos de gestão.

Não precisa de colocar em prática todas as estratégias de marketing no seu negócio. Basta definir um objectivo e passo a passo ir cumprindo as metas que definiu através das estratégias de marketing que aqui partilhamos.

Os objectivos a alcançar podem ser diversos:

– Aumento de visitas ao site;

– Aumento de base de dados;

– Aumentar o valor médio de vendas;

– Aumentar o número de vezes que um cliente compra;

– Aumentar as inscrições na newsletter;

As estratégias de marketing que aqui apresento já foram testadas num sem número de empresas com resultados muito satisfatórios. Já as aplicou nos seus negócios?

Ficam as 8 estratégias de marketing para melhorar o seu negócio:

1- Premiar compras frequentes.

Crie um sistema de incentivos para os clientes da sua empresa que comprarem os seus produtos frequentemente. Pode ser um pequeno desconto, acumular pontos, jantares, brindes, etc… Escolha o “mimo” que vai dar ao seu cliente e personalize-o de forma a que este o entenda como uma oferta única.

2 – Surpreenda os seus clientes.

Aproveite datas especiais como o Natal, Páscoa, férias, aniversário para surpreender clientes, que poderão estar perto de fazer uma compra, com uma oferta. Eles sentir-se-ão especiais.

3 – Ofereça valores intangíveis.

Para além das ofertas usuais ofereça valores intangíveis como serviços de manutenção, vouchers de hotel, etc… Estas ofertas tem valores muito baixos para si e criam enorme empatia entre o cliente e a sua empresa.

4 – Promova a venda cruzada.

Crie pack de serviços que sejam mais apelativos quando comprados em conjunto. Crie serviços que funcionem melhor quando adquiridos em conjunto com outros serviços seus. Assim em vez de vender um produto ou serviço que até pode ser barato, vende um conjunto deles que têm um valor final muito superior.

Vejam o exemplo do McDonnalds e do Big Mac. Vendem o Big Mac a 1 €, mas depois compramos lá a Coca Cola, as batatas fritas, a tarte de maçã e o café. No global acabam vendendo um menu de 6€.

5 – Facilite o pagamento aos seus clientes.

Os tempos estão difíceis para todos e a liquidez é pouca nos consumidores. Já pensou em aceitar pagamentos por VISA ou outros cartões de crédito. Desta forma continua fazendo as suas vendas e os seus clientes podem pagar com maior facilidade.

6 – Contacte com os seus clientes.

Há quanto tempo não fala com os seus clientes? Seja por e-mail, telefone, newsletter, comunicação, etc… Manter os contactos activos é fundamental para manter os seus clientes. Lembre-se que é muito mais fácil manter um cliente que angariar um novo cliente.
Manter os clientes em contacto cria a seguinte dinâmica:

– Cria um hábito… os seus clientes passam a esperar por ter novidades suas;
– A sua empresa mantém-se na cabeça dos clientes;
– Aproveita para transmitir ideias e informações interessantes;
– Mantém a sua empresa bem posicionada;
– Promove a transmissão de novidades “boca a boca”;

7 – Garantia de serviços e entregas

O seu negócio tem garantia de entrega dos seus produtos? Então publicite esse serviço. Se for gratuito ainda melhor. Faça desse serviço um marco diferenciador do seu negócio. Garantias poderosas mostram a confiança que tem nos seus produtos ou serviços, por isso, não tenha medo e use-as;

8 – Implemente uma estratégia de marketing integrada

O departamento de marketing e o departamento de vendas deverão estar em sintonia em relação à estratégia de marketing. Divulgue a estratégia de marketing que implementar por todos os departamentos para que todos saibam o que devem fazer, como devem responder e os desafios que cada departamento da empresa tem no dia-a-dia do negócio.

Lembre-se que não é a complexidade destas estratégias que nos impede de vencer, mas sim a capacidade de as criar e, acima de tudo, de as implementar.

Mais ideias para o seu negócio:

3 thoughts on “8 Estratégias de marketing para melhorar o seu negócio

  1. Carlos

    Valeu pela dica analisar criar uma estrategia para se chegar a meta estabelecida e importante para mantermos um negocio funcionando

  2. Pingback: segredo de negócios | Como montar empresa?

  3. Pingback: Ideia para montar negócio | Como montar empresa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *