A importância de definir o público alvo do seu negócio

[singlepic id=201 w=320 h=240 float=left]
Há três fases na construção de uma boa campanha de marketing. A primeira fase é o mais importante, o mercado alvo.

Infelizmente, a maior parte dos empresários são maus em definir o seu mercado alvo. Se eu perguntar qual é o seu mercado alvo, a sua primeira resposta pode ser “qualquer pessoa pode comprar os nossos produtos”. Isso não é um alvo, é um oceano.

Quando se atira uma rede ao oceano há muitos buracos e grandes na malha. Claro que pode ter sorte e apanhar alguma coisa, mas o que é mais provável é retirar a rede sem nada.

Cada negócio deve criar os seus alvos da mesma maneira que se fixa um alvo para dardos. Existem 20 círculos num alvo para dardos e por isso deve segmentar o seu mercado alvo também em, pelo menos, 20 unidades.

Por exemplo, em vez de se orientar o negócio para as mulheres de mais de 30 anos, porque não dirigir-se a mulheres entre 30 e 40 anos que vão ao ginásio durante a sua hora de almoço? Assim pode ser criada uma campanha que atenda às necessidades do alvo mais restrito.

O mais importante é definir claramente o seu mercado alvo. Uma má definição desse alvo fará a sua campanha falhar. A maioria das campanhas que falham resulta de deficiências graves ao nível da definição do mercado alvo; nalguns casos nem sequer houve…

Há duas perguntas a fazer ao procurar o seu alvo: “quem?” e “onde?”

Tive também uma loja de moda para senhoras. Realizei uma pesquisa às minhas clientes potenciais e descobri que mais de dois terços iam a três salões de cabeleireiro. Que bases de dados de clientes é que eu queria? As desses três salões porque elas eram a base de clientes ideal para a minha loja.

Está a ver aqueles idiotas que colocam “SEXO” no topo dos seus anúncios e dizem a seguir “Agora que eu tenho a sua atenção…”? Que atenção acha que eles conseguem? Miúdos de dezoito anos de idade, é o que é.

Outro problema que os empresários dizem ter é que se seus anúncios são muito longos, ninguém os vai ler.

Se eu fizesse um anúncio com o título “As empresas aumentam as suas vendas para o dobro durante os próximos 2 anos”, acha que os empresários que o leriam independentemente do seu tamanho? Claro que sim, porque o anúncio, tem um alvo, tem informações relevantes para os empresários.

É muito mais fácil de acertar um alvo com um com uma arma de precisão do que com uma caçadeira. Assim, qual o alvo do seu plano de marketing?

adaptado de Brad Sugars

Mais ideias para o seu negócio:

2 thoughts on “A importância de definir o público alvo do seu negócio

  1. Pingback: Saiba como montar e financiar a sua empresa | Como montar empresa?

  2. Artmix

    Excelente post!
    Uma divulgação feita para o público certo permite que a empresa tenha sucesso, afinal os receptores da mensagem de marketing lhe darão o devido valor e, sem dúvida, indicarão para as pessoas que conhecem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *