A importância de uma análise SWOT num pequeno negócio

[singlepic id=160 w=320 h=240 float=]

Um pequeno empreendedor que quer montar um negócio de sucesso tem de começar por fazer uma análise SWOT.

Muitos dos pequenos empreendedores podem pensar que para o seu pequeno negócio não precisam de fazer uma análise SWOT. As análises SWOT são uma tarefa árdua e muitos pequenos empreendedores optam por não fazer uma análise SWOT antes de começarem o processo de criação e estão a começar o seu negócio da pior maneira.

Na experiência que tenho em desenvolver novos negócios acho que fazer uma análise SWOT é uma necessidade absoluta.  A análise SWOT é um método de planeamento estratégico que devem usar para avaliar os pontos Fortes, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças.

Ao fazer uma análise SWOT é importante ter em mente os seguintes pontos:

Pontos Fortes: atributos internos da sua empresa. Servirá para alcançar os objectivos dentro da sua empresa.

Pontos Fracos: atributos internos da empresa que podem ser prejudicial para alcançar seus objetivos.

Oportunidades: factores externos que vai fazer sucesso fácil.

Ameaças: factores externos que podem dificultar seu objetivo final.

Depois de ter estabelecido um objectivo a ser alcançado num determinado prazo uma análise SWOT é uma ferramenta vital para alcançar o sucesso empresarial.

Depois de ter estabelecido as suas forças e fraquezas internas torna-se possível levar estas factores em conta para saber de que forma deve avançar com o seu negócio e saber que alterações deverá fazer quando o seu negócio não estiver a correr como deveria.

As áreas que são consideradas como pontos fracos na sua empresa precisam ser abordadas. Essas deficiências têm real impacto no seu negócio pelo que deverá focalizar-se em melhorar essas áreas.  Se uma área como a contabilidade é a sua fraqueza, em vez de perder tempo a aprender contabilidade verifique se não pode ser mais eficaz e eficiente contratar o serviço a terceiros.
Oportunidades e Ameaças externas são fundamentais quando quer avançar com o seu pequeno negócio para a frente. Mercados em desenvolvimento são um exemplo chave de uma oportunidade e uma ameaça pode ser um novo concorrente em seu mercado.

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “A importância de uma análise SWOT num pequeno negócio

  1. Pingback: Escolher um bom servidor | negócio ganhar dinheiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *