Aprenda a investir na bolsa

[singlepic id=233 w=320 h=240 float=]

Um dos conselhos deixados por Warren Buffet, presidente e principal accionista da Berkshire Hathaway, empresa detentora de inúmeras participações financeiras e não financeiras, é que “o essencial é fazer os trabalhos de casa”.

Com isto, quer ele dizer que é necessário estudar muito e bem as empresas onde se pretende investir

 

Com base na sua teria, deixamos alguns conselhos de investimento:

1- Analise o ciclo económico
A análise deve ser efectuada, com base no histórico económico mundial. Ou seja, não basta investir no momento, sem antes verificar os resultados dos últimos anos. Desta forma, consegue perceber os picos de investimento.

2- Perceba o negócio
Se encontrar alguma acção com rendimento constante acima da média, deverá procurar perceber as capacidades e vantagens que essa empresa tem face às restantes. Poderá ter a ver com a tecnologia que usa, com uma patente muito lucrativa, ou mesmo por ter uma equipa muito competente. Procure saber a razão que a leva a ter muito lucro.

3- Liberte-se da emoção
A emoção só é boa quando provoca alterações no mercado que possibilitem a compra de activos baratos, ou a venda de activos caros. Procure investir a longo prazo, pois só assim garante a concorrência do preço.

4- Investir deve ser um tédio
Um dos grandes economistas modernos, Paul Samuelson, afirma que investir pode tornar-se um tédio, como se estivesse a ver a tinta secar numa parede. Isto porque, quando se investe, é preciso ter muita paciência.

5- Mantenha os seus activos para sempre
A partir do momento em que encontrar uma empresa de grande qualidade, com forte potencial criador, de valor e uma equipa de gestão competente, deve mantê-la.

6- Não tenha medo de vender
Se comprou um activo e verificou que foi uma má escolha, seja inteligente e não tenha medo de vendê-lo. Errar é humano e deve sempre assumir a perda.

7- É tudo um negócio
Não caia no erro de vender um activo só porque este desvalorizou. Tudo tem um preço (por mais pequeno que seja). Se a sua análise for correcta e o mercado lhe der razão, mantenha o investimento, ou reforce-o.

8- Não perca muito tempo com os investimentos
Mais cedo ou mais tarde, vai aprender a dominar a sua estratégia e perceber como pode alcançar o sucesso das vendas e das compras. Lembre-se que há épocas altas, portanto não desanime. É um negócio e não um vício, por isso, não se esqueça que há coisas mais importantes na vida, como a família e os amigos.

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “Aprenda a investir na bolsa

  1. Pingback: Sabe onde encontrar a riqueza? | Como montar empresa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *