Caso de estudo da estratégia do Oceano Azul

estrategia-gestao-oceano-azul-negocio-proprio-lucrativo-1

Muitos dos que pretendem iniciar um negócio próprio de sucesso tentam seguir as últimas tendências de gestão de empresas de forma a fugirem de formulas gastas e inadequadas aos tempos que vivemos.
A tendência de gestão de empresas mais forte nos últimos tempos é a estratégia do Oceano Azul.

A estratégia do Oceano Azul foi desenvolvida num livro dos autores KIM, W. CHAN e MAUBORGNE, RENEE.
Neste livro os autores apresentam diversos modelos de negócio e ferramentas de gestão que agregam mais valor aos negócios e eliminam os limites impostos pela concorrência permitindo assim a conquista de espaços de mercado inexplorados.

estrategia-gestao-oceano-azul-negocio-proprio-lucrativo

Tradicionalmente as empresas focalizam-se em analisar a estrutura económica de um sector existente, escolher uma posição estratégica de baixo custo e comparação contínua e sistemática com os concorrentes (benchmarking). O que acabam por fazer é iniciar um negócio no meio de um oceano vermelho “cheio de tubarões” que dificilmente o deixaram sobreviver e ter um negócio de sucesso.

O problema da estratégia dos Oceanos Azuis é que muitos dos casos são os de grandes empresas com a Apple, etc que pouco dizem aos pequenos criadores de empresas que acabam por pensar que esses modelos e estratégias de negócio não se aplicam aos seus pequenos negócios.

O exemplo que aqui apresento é o de uma pequena empresa que se dedica a fazer cruzeiros.
Não cruzeiros em Mar, que é um oceano vermelho, cheio de concorrência e uma industria com mais de 100 anos onde é difícil conseguir obter grandes lucros.
A empresa que aqui apresento dedicou-se aos cruzeiros de rio. Um mercado praticamente inexplorado com potencialidades únicas. Um verdadeiro Oceano Azul.

Claro que como empresa que já encontrou o seu Oceano Azul em pouco mais de 5 anos está feita uma grande empresa, um negócio bem lucrativo que em breve será cotado em bolsa.

Fica aqui uma inspiradora entrevista com o patrão da Douro Azul em que fala de todas as suas ideias de negócio, estratégias de consolidação e crescimento dos negócios.

A Douro Azul já encontrou o seu Oceano Azul e você o que precisa mais para começar o seu negócio num Oceano de oportunidades?

Mais ideias para o seu negócio:

3 thoughts on “Caso de estudo da estratégia do Oceano Azul

  1. Pingback: A importância de uma análise SWOT num pequeno negócio | negócio ganhar dinheiro

  2. Pingback: Kotler fala sobre Marketing e Estratégia | negócio ganhar dinheiro

  3. Pingback: Resumo do livro "Oceano Azul" | negócio ganhar dinheiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *