Como chegar ao final do mês com dinheiro na conta?

[singlepic id=142 w=320 h=240 float=]

Todos nós já passamos pela situação de chegar ao final do mês com saldo zero ou mesmo saldo negativo.

Quando nos acontece essa situação devemos tentar perceber se é uma situação ocasional, porque apareceu uma despesa que não contávamos ou se é uma situação repetitiva.

Se for for o segundo caso e todos os meses chegarmos ao final do mês sem dinheiro, temos um problema!

Se for detectado a tempo e não nos deixarmos cair numa espiral de dividas e incumprimento, o problema até é fácil de resolver.

A solução por chegar ao final do mês com dinheiro na conta pode passar por duas soluções, poupar mais dinheiro ou ganhar mais dinheiro.

Aconselho a começar sempre pela poupança, pois não nos adiantará de muito ganhar mais dinheiro se não tivermos hábitos de poupança.

O melhor método é sempre criar um documento, pode ser em excel para facilitar mas até em papel de guardanapo funciona, onde de um lado colocamos todo o dinheiro que entra na nossa conta durante um mês e do outro colocamos as despesas onde gasto dinheiro durante o mês (tem de incluir todas as despesas ex: 3 cafés por dia correspondem a 1,5€/dia que corresponde a 45€/mês).

A partir dai temos de ir cortando nas despesas até que a diferença dê um valor positivo que deverá ser dedicado à poupança.

Se para além desta poupança conseguir ganhar algum dinheiro extra para aumentar a poupança ou gastar em alguma extravagância, sim porque não adianta vivermos  poupando se não gozamos a vida, tanto melhor.

O primeiro resultado deste exercício será que irá descobrir que gasta muuuuuuito dinheiro em produtos perfeitamente dispensáveis.

Depois de descobrir isso e conseguir poupar vai ver que a sua vida se torna muito mais fácil,divertida e feliz. Sim porque ter a vida desafogada a nível financeiro permite-nos viver muito tranquilamente e gozar o que realmente vale a pena.

Mais ideias para o seu negócio:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *