Como criar um bom plano de negócios

[singlepic id=242 w=320 h=240 float=]

Um Plano de Negócios é um Plano base, essencial para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios.

Deve ser um Plano de negócios que se foque nas linhas essenciais do projecto, que defina a alocação dos vários tipos de recursos, que esteja concebido para concretizar a ideia que se pretende implementar e para solucionar os problemas que inevitavelmente aparecerão.

Infelizmente, a maioria das pessoas pensa num Plano de Negócios unicamente quando inicia um negócio ou quando se candidata a um financiamento. No entanto, o plano de negócios também é vital para gerir o negócio, quer este necessite, ou não, de algum tipo de empréstimo ou financiamento. Os negócios necessitam de planos de negócios que optimizem o seu crescimento e desenvolvimento, de acordo com as prioridades.

Um Plano de Negócios deverá incluir um sumário, um objectivo, a identificação dos factores-chave para o projecto ser bem sucedido e análises de mercado e análises financeiras que sustentem devidamente a ideia que se pretende desenvolver.

 

Um dos primeiros erros a evitar é fazer um Plano de negócios só para apresentação de uma proposta ou candidatura.

O Plano de negócios deve ser pensado, desde o início, como o documento que traduz a estratégia que queremos implementar e que será a base da vida da Empresa nos primeiros tempos da sua existência.

Um Plano de Negócios será difícil de avaliar e/ou implementar a menos que seja Simples, Objectivo, Realista e Completo. Mesmo que seja todas estas coisas, um bom plano precisará sempre de alguém que o supervisione e/ou implemente.

O plano de negócios depende dos empreendedores e das suas equipas, particularmente durante o processo de compromisso e lançamento, e durante a implementação que se irá seguir.

O sucesso da implementação começará, assim, com um bom plano de negócios.

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “Como criar um bom plano de negócios

  1. ELVIS SOUSA

    Nós da CTI & ESTÚDIO DOM SOBRE TOM acreditamos no planejamento e execução dessas ideias o que confere a qualquer um que as utilizar ao sucesso.

    Abraço!

    para contacto:elvis.28@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *