Como melhorar as capacidades de liderança

[singlepic id=183 w=320 h=240 float=left]Começar um negócio próprio implica termos algumas capacidades de liderança para podermos gerir e motivar a equipa de trabalho.

Caso essas capacidades de liderança não façam parte de nós não quer isso dizer que não possamos abrir o nosso negócio próprio, temos é de adquirir essas técnicas de liderança seja por cursos de formação, palestras sobre liderança ou contacto com lideres.

O importante mesmo é sabermos o que é a liderança:
Um líder num pequeno negócio é aquele que guia os funcionários indicando-lhes o caminho que deve seguir para obterem o sucesso, é quem segue na frente, quem inspira, quem dá confiança, todas estas definições estão correctas. Mas resumindo podemos dizer que um verdadeiro líder é que serve.
Um líder deve:

– Mostrar o caminho a percorrer para além do que é visível a todos;
– Fornecer ferramentas para o negócio atingir o sucesso e monitorizar o processo de trabalho e os resultados alcançados;

– Inspirar pelo exemplo. Deve transparecer confiança, rumo certo, pulso firme e conhecimento.

Não basta saber o conceito de liderança. Para ajudar a colocar em prática o conceito de liderança ficam 7 dicas práticas para líderes:
Seja sempre transparente;

Todos erramos e passamos por problemas, os líderes são humanos e passam pelos mesmos problemas que todos nós. O que é importante é que se saiba que o líder tem problemas como todos nós mas que tem a capacidade de os perceber e de os resolver.

Dar valor à opiniões alheias

Um líder que não aceita as opiniões dos seus colaboradores não consegue manter a equipa unida. Um líder deve sempre ouvir a opinião de todos e tendo acesso a toda a informação deve distinguir o que é acessório do que é fundamental para tomar a decisão correcta.

Não desistir

Todos temos momentos de desmotivação e por vezes temos vontade de abandonar tudo e dar um pontapé nos problemas. Ora isso não resolve nada. O líder deve estar preparado para os momentos de desmotivação geral e deve sobressair nessas alturas elevando o moral de toda a equipa motivando-a a seguir o caminho para atingirem os resultados propostos.

Ter a equipa de trabalho com um conjunto de amigos

Ter uma boa relação com a equipa de trabalho faz com que o líder conheça as necessidades deles e o ajude a servi-los melhor e a entender muitas das suas atitudes.

Representar a equipa e assumir os erros

Quando os trabalhos correm bem o mérito do líder deve ser diluído pela equipa e quando os projectos correm mal o líder deverá assumir a responsabilidade.

Saber escolher a equipa de trabalho

Um bom líder tem a habilidade de escolher os melhores profissionais para fazerem parte da sua equipa.

Saber lidar com imbecis

Existe sempre uma pessoa num grupo de trabalho que gosta de lançar intrigas, falar mal dos outros, que perturba a liderança com comentários de mau gosto. O líder nunca responde na mesma moeda. O verdadeiro líder segue em frente ignorando essa pessoa e fazendo-a ver que todos os comentários que ela produz não têm resultados práticos a destabilização da equipa.

Mais ideias para o seu negócio:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *