Cuidado a ter com as contas ordenado

[singlepic id=141 w=320 h=240 float=]

A ideia de ter dois ordenados de uma vez pode parecer tentadora, mas o risco nem sempre compensa devido aos juros que tem de pagar caso recorra a este plafond extra.

Abrir uma conta-ordenado permite ter acesso a um valor descoberto que possibilita, muitas vezes, ter o salário em duplicado. No entanto, pode ser perigoso para quem tenha dificuldades em controlar os impulsos consumistas.

Este produto é muito popular junto dos nossos bancos – isso é visível pela mais recente aposta do BCP, que apresentou a sua nova campanha nesta área com o actor Ricardo Pereira – e tem vindo a conquistar os portugueses. A explicação é simples: numa altura em que os encargos familiares não param de subir devido ao aumentos dos preços e dos juros, ter acesso a um ordenado extra pode ser a solução para resolver muitos dos problemas financeiros.

Mas a verdade é que tudo isto tem um custo e a utilização desse plafond terá de ser paga, inevitavelmente e com juros. As instituições financeiras cobram a TAEG, ou seja, uma taxa anual de encargos efectivos global que varia de banco para banco. No entanto, há entidades bancárias que chegam mesmo a oferecer 0% de juros no descoberto autorizado durante o primeiro ano.

Os alertas dos economistas multiplicam–se, chamando a atenção para o risco do efeito bola de neve. Para estes, usar esta verba extra deve ser visto como último recurso e não como hábito, principalmente se o consumidor tiver outros créditos – como acontece com muitos, com o crédito à habitação, automóvel, pessoal, entre outros. Caso contrário corre o risco de cair numa situação de sobreendividamento.

Oferta variada A oferta é diversificada por parte das instituições financeiras, o difícil é mesmo saber qual o melhor produto e qual se adequa mais às suas necessidades. O Millennium bcp lançou este mês a campanha “Vantagem Ordenado” – válida para domiciliações de ordenado superiores a 500 euros – com limite global de até três vezes o ordenado domiciliado e com um produto de poupança incorporado. “Quem domicilia o seu ordenado no banco tem acesso a esta poupança e recebe um incentivo adicional em remuneração de taxa de juro”, explica fonte do banco ao i.

Isenção de comissão de manutenção, acesso antecipado à totalidade do ordenado domiciliado no mês anterior, atribuição gratuita de dez cheques por mês e transferências normais gratuitas são outras vantagens apontadas pelo banco.

Já no BPI, os clientes com domiciliação automática de ordenado beneficiam de um acesso a um descoberto até 100% do valor líquido do salário que tem de ser igual ou superior a 500 euros. Oferta da anuidade do cartão de débito, bonificações no crédito pessoal, automóvel e habitação, oferta do seguro de responsabilidade civil e serviço gratuito de domiciliação de pagamentos são alguns benefícios atribuídos.

“Dá! dá! dá!” O Santander Totta aposta no actor Pêpê Rapazote para dar a cara por este produto, embalado pelo refrão “Dá! Dá! Dá!”. Isenção de comissões nos principais serviços bancários e de pagamento de juros no descoberto autorizado durante o primeiro ano, assim como a oferta de um seguro de responsabilidade civil familiar durante o primeiro ano são algumas vantagens da conta-ordenado do banco de Nuno Amado.

Ao domiciliarem o seu ordenado, os clientes recebem também um equipamento à sua escolha, numa lista que inclui LCD e computadores miniportáteis (exclusivo para salários superiores a 1500 euros), máquinas fotográficas e de café e aparelhos GPS.

Também o banco Best garante a isenção de despesas de manutenção, oferece a primeira anuidade do cartão de débito e permite o acesso a uma gama de produtos e serviços, nomeadamente depósitos a prazo, fundos de investimento ou produtos estruturados, entre outros. Tem ainda a possibilidade de acumular milhas para o programa Victoria da TAP.

Já na Caixa Geral de Depósitos, o cliente com conta-ordenado pode beneficiar de condições especiais no crédito e subscrever uma carteira de seguros exclusiva que inclui protecção ordenado (desemprego involuntário, baixa médica, etc.), multirriscos ordenado (conjunto de várias coberturas para o lar) e caixa saúde ordenado.

A Caixaordenado disponibiliza até 250 euros sem pagamento de juros durante uma semana.

fonte

Mais ideias para o seu negócio:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *