É melhor comprar um franchising ou começar uma empresa nova?

[singlepic id=231 w=320 h=240 float=]

O mercado de franchising é bastante amplo, existindo franchisings em que o investimento vai desde 10 000€ até mais de 1 000 000€. Assim escolher um franchising que se encaixa no valor que você pretende investir não é difícil.

custo x benefício de comprar um franchising

A grande questão é a relação custo x benefício de comprar um franchising ou iniciar uma nova marca para a sua empresa. Algumas marcas de franchisings são grandes e de difícil formatação. Têm vários “segredos” de sucesso dos seus produtos e serviços, mas outras são negócios simples o suficiente para que a compra de um sistema de franchising caro pode não valer a pena.

Porque você pagaria, por exemplo, 300 mil Euros por um franchising com nome pouco conhecido, apenas porque a marca tem alguns pratos grelhados que fazem sucesso? Com esse investimento você pode desenvolver um negócio de sucesso sozinho e obter melhores resultados.

Particularmente conheço um caso destes, onde o empreendedor estava entre comprar uma franchising ou desenvolver sua própria marca. Ele optou pela segunda opção e hoje já está com mais de 10 anos de mercado e conseguiu um posicionamento de mercado similar a uma grande empresa de franchising de fast food.

Qual o valor real de uma empresa?

Numa análise simplista, você poderia avaliar um negócio pelo seu activo (máquinas, equipamentos, créditos, etc.), pelo lucro do negócio ou por ambos!

Vamos supor que uma empresa esteja à venda. Caso a empresa não esteja obtendo bons resultados, seu valor seria exclusivamente os seus bens e direitos.

Na hipótese de o negócio ser bem sucedido o proprietário poderia vender por um valor mais elevado em função do retorno sobre o investimento que o negócio proporcionaria ao futuro comprador.

Entendida esta parte, vamos à análise de comprar uma marca de franchising.

O que o leva a comprar uma marca de franchising?

Maior margem para o sucesso, o facto do negócio já ter a “fórmula de sucesso”, o reconhecimento na marca, etc.

Então, quando você avaliar o valor de um franchising ele deve conter o preço pago pelos “bens” (máquinas, equipamentos, etc.) mais o valor do “retorno” que este negócio lhe proporcionará.

Caso um franchising não lhe proporcione um bom retorno sobre o capital investido, você estará pagando mais apenas pelos “equipamentos personalizados” da marca. Certo?

Desta maneira é muito importante fazer uma análise bem sólida do negócio antes de firmar um contrato de franchising.

exemplo de escolha entre um franchising ou de montar uma empresa com marca própria

Vamos a um exemplo hipotético de escolha entre a compra de uma marca de franchising ou de montar uma empresa com marca própria:

Você decide comprar A “Franchising Feliz” que é vendida por 50 mil Euros. O somatório de todos os equipamentos, máquinas e materiais gasto para funcionar o negócio é 20 mil Euros. Assim você está pagando 30mil Euros pela expectativa de retorno da franchising.

– Cenário 1: O franchising não é muito conhecido e não apresenta um “diferencial” percebido pelo cliente. Você acredita que poderá montar um negócio no mesmo formato sem muita dificuldade. Provavelmente seria melhor não comprar o franchising e começar uma nova marca.

– Cenário 2: A marca de franchising apresenta um “diferencial” percebido pelo cliente. Simplesmente a marca se vende. Você diz o nome da franchising e todos conhecem seus produtos e serviços. Neste cenário certamente seria melhor comprar o franchising.

Lembrando que esta é uma análise simples, somado a esta deve avaliar os aspectos financeiros do negócio. Por exemplo. No cenário 2 seria preciso desembolsar 500 mil Euros, sendo que o negócio proporcionaria um retorno de 5mil Euros líquidos. Mesmo sendo um sucesso, o valor investido não vale a pena, um retorno de 1% você consegue com outros negócios sem muita dor de cabeça e risco.

Claro que para comprar um franchising é preciso fazer um bom plano de negócios que vai contemplar todos os aspectos de mercado, financeiros, operacionais e legais do negócio.

Mais ideias para o seu negócio:

2 thoughts on “É melhor comprar um franchising ou começar uma empresa nova?

  1. Pingback: É melhor comprar um franchising ou começar uma empresa nova? « Empreendedorismo E Administração « Dinheiro e Negócios

  2. offshore corporation

    Ter uma loja comercio ou empresa de prestacao de servicos tem muitos beneficios mas o que muitos acabam por nao perceber e que traz muitos desprazeres ao mesmo tempo… Mas lembre-se da parte burocratica para abrir uma empresa voce precisa antes de mais nada de um bom contador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *