Erros comuns em novos negócios I

[singlepic id=213 w=320 h=240 float=]

Ao criar uma empresa nova, enfrentamos muitos obstáculos cuja origem pode ser externa (recessão, custos financeiros, mudanças nas políticas públicas, inflação, entrada de novos concorrentes, desactualização dos produtos, etc.), mas na maioria dos casos são de carácter interno: falhas de principiante.

É sempre mais fácil detectar os problemas a alguém fora da companhia que aos que nela trabalham diariamente. E habitualmente, no caso de novos empresários, enquadram-se numa das seguintes situações.

Os erros que os novos empreendedores cometem usualmente no inicio da sua empresa podem ser erros de estratégia; erros de gestão ou erros de planeamento financeiro. Nesta série de 3 artigos vamos explicar um a um de forma a que seja mais fácil de os identificar e encontrar a solução certa para os resolver e melhorar o seu negócio.

1) Erros de estratégia

– Má identificação do mercado alvo: não se focar no segmento de mercado apropriado, ou fazê-lo sem ter em conta a respectiva rentabilidade.

– Má gestão das relações com fornecedores e clientes: compreensão deficiente das situações de domínio da parte de fornecedores ou clientes mais importantes.

– Diversificar para uma área não relacionada com o negócio principal: muitas empresas investem os seus lucros em novas áreas de negócio que pouco ou nada têm a ver com a sua actividade inicial. E o desconhecimento das novas actividades leva, por vezes, a perdas importantes.

– Explorar “uma grande ideia” e não uma “oportunidade de negócio”: algumas levam ao desenvolvimento de produtos “brilhantes”… para os quais não encontram clientes.

– Projecto demasiado exigente do ponto de vista financeiro: empresas que investem muito dinheiro e outros recursos num projecto sem avaliar com certeza a sua rentabilidade.

– Falta de planos de contingência: os empresários que não se preocupam em ter respostas a perguntas como “E se o plano principal não resultar como esperamos” reagem com menor agilidade e segurança a crises do que aqueles que tenham previsto diferentes cenários.

No próximo artigo vamos abordar os Erros de gestão. Até lá, bons negócios.

fonte

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “Erros comuns em novos negócios I

  1. Pingback: Tweets that mention Erros comuns em novos negócios I | Negócio Ganhar Dinheiro -- Topsy.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *