ideias de investimento dos gurus

São conhecidos pelos bons investimentos que fazem e por isso idolatrados pela comunidade mundial de investidores. Em poucas mas sábias palavras, Warren Buffet e companhia explicaram à revista Kiplinger como se deve investir no presente. Eis as principais ideias dos gurus.


Warren Buffett, presidente da Berkshire Hathaway
Não tenho a menor ideia sobre o que se vai passar no mercado accionista amanhã, na próxima semana, mês ou ano. Mas num período de 10 anos, acho que é melhor investir num grupo de acções que em Títulos do tesouro norte-americano.

No combate à actual crise foram tomadas medidas que lançaram sementes de inflação no futuro. Não digo em 6 meses ou 1 ano, mas daqui a 10 anos, o dólar vai comprar muito menos do que compra agora.


Robert L. Rodrigues, CEO da First Pacific Advisors
Não sigam a manada.

Estar rodeado por pessoas que fazem o mesmo, dá uma sensação falsa de protecção.

Hoje, ser um investidor solitário significa deter títulos de dívida de curto-prazo e com elevado rating. E, se o governo norte-americano continuar a estragar o balanço da nação, deve-se equacionar investir 20 a 40 por cento dos activos fora dos EUA.


Jeremy Grantham, Estratego chefe da sociedade gestora Grantham, Mayo, Van Otterloo
O recente rali dos preços nos activos de risco foi muito especulativo.

Lamento a quem não entrou no mercado em Março, mas perseguir agora os ganhos pode significar capitalizar os estragos. Estamos no príncipio de um período de 7 anos de retornos baixos. Só se deve investir em empresas de grande capitalização com avaliações atractivas.


Bill Gross, co-chefe de investimentos na sociedade gestora Pacific Investment Management
Actualmente, ganha-se tanto aplicando o dinheiro debaixo do colchão que numa conta a prazo no banco. Apesar de tudo, é mais segurio ter o dinheiro no banco, mas a economia e a inflação poderão vir a fazer estragos.

Deve-se considerar investir de forma diversificada fora dos EUA. O dólar é uma moeda fraca, e a sua desvalorização face a outras moedas vai piorar o nosso nível de vida.

A melhor relação entre risco e retorno está na Àsia e no Brasil.



Martin J. Whitman, co-chefe de investimentos da sociedade gestora Third Avenue Management
Façam como nós. Procurem empresas bem financiadas, que não dependam constantemente dos mercados obrigacionistas ou accionistas para se refinanciarem, bem geridas e com boas perspectivas de crescimento e comprem-nas.


Jim Rogers, presidente da Rogers Holdings
A diversificação foi algo que os corretores inventaram para não serem processados. Não presta. Só são necessárias 4 ou 5 boas ideias de investimento na vida e evitar alguns erros para ficar rico. E uma das melhores maneiras para evitar erros é investir apenas no que se conhece.

Se assim for, quando acontecer algo importante para as áreas de negócio que se dominam, sabe-se bem quando se deve comprar ou vender uma acção.

Muito melhor que os analistas de Wall Street.

Mais ideias para o seu negócio:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *