Montar uma empresa com o dinheiro dos outros

[singlepic id=232 w=320 h=240 float=]

De boas ideias, o mundo está cheio.

O grande desafio é tirar as ideias do papel e montar uma empresa de sucesso. O maior vilão desta equação é sempre o mesmo: a falta de dinheiro. Mas é possível montar uma empresa com pouco ou nenhum dinheiro.

 

Fica uma dica para quem quer montar uma empresa com o dinheiro dos outros.

 

Se você tem uma ideia de negócio realmente boa, o primeiro passo é tentar vendê-la para alguém.

José Dornelas, autor do livro “Empreenda (quase) sem dinheiro”, aconselha: “Transforme a oportunidade que você identificou em um discurso de venda adequado para atrair pessoas que tenham dinheiro.”

Se sua ideia é realmente inovadora, você pode angariar subsídios e incentivos financeiros do governo ou mesmo ir atrás de um investidor. Se o negócio não é disruptivo, mas tem um bom potencial de lucro, encontrar um sócio para partilhar a empresa consigo – amigos, parentes e até conhecidos – podem ser uma saída.

 

“Sempre procure capital de terceiros. Se você não encontrar, é um sinal de que talvez o seu negócio não seja tão bom”, recomenda Evandro Paes dos Reis, professor de Empreendedorismo e Inovação da BSP.

Seja qual for o modelo de sociedade escolhido, é importante criar regras claras quanto à participação de cada sócio tanto na distribuição dos lucros futuros quanto no dia-a-dia do negócio para não sair perdendo no final. “O empreendedor não pode virar um empregado de luxo do investidor”, destaca Reis.

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “Montar uma empresa com o dinheiro dos outros

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *