Como fazer que os clientes se lembrem do seu negócio?

[singlepic id=177 w=320 h=240 float=left]
Pense nos diversos serviços que costuma utilizar usualmente. Bares, lojas de roupa, restaurantes, lojas de decoração, supermercados, etc… Anote numa folha o primeiro de cada serviço que lhe vier à cabeça.

O que esses negócios têm de especial para serem lembrados antes dos outros? Estude o que esses negócios têm em comum?

Utilizando o exemplo de uma loja de roupa.
O que leva as jovens a comprar uma peça de roupa, que existem em diversas lojas, na loja de roupa XPT e não na loja de roupa YZW?
O que normalmente acontece é que a loja XPT é mais conhecida, tem música actual no sistema de som, os vendedores falam a mesma linguagem dela e percebem os seus gostos, vestem as mesmas roupas e até frequentam os mesmos espaços de diversão.
Por mais que a loja de roupa YZW seja mais barata, a cliente continuará a lembrar-se primeiro da loja de roupa XPT porque têm muitos valores semelhantes aos seus e será uma cliente fiel da loja de roupa XPT.
A própria visita da cliente à loja de roupa XPT será motivo de conversa com as suas amigas e será um óptimo veículo de publicidade boca a boca.

Qualquer que seja o negócio que pretendemos montar, nunca nos devemos restringir a vender o nosso produto.
O espaço físico em que está montado o seu negócio é muito importante e os valores que passa dentro da loja são demasiado importantes para o sucesso do negócio para serem negligenciados.

Ter vendedores que falem a linguagem do cliente e que se interessem pelos mesmos assuntos é a melhor equipa de vendas que pode ter. Lembre-se que os vendedores não devem agradar a você nem devem ser a sua imagem, têm sim de agradar aos clientes e devem reflectir os valores destes.

Por exemplo, se o cliente alvo do seu negócio é jovem, o seu espaço deverá ser um ambiente descontraído, com cor, luz, música, gente divertida, etc… Basicamente tem de ser um espaço dinâmico e divertido.

Mas deverá estar atento, não basta ter um local interessante para ser lembrado pelos seus clientes, também deverá estar onde eles estão e isso nunca foi tão fácil como hoje.
As redes sociais permitem-lhe ter como amigos os seus clientes. Utilize as redes sociais para passar mensagens interessantes para os seus clientes, não ceda à tentação de usar as redes sociais para passar publicidade. Em menos de nada os seus clientes o deixarão de seguir nas redes sociais.

Usar a internet para promover o seu negócio tem tudo de bom, mas nunca deve ser entendido como a única estratégia para comunicar com os seus clientes, deverá sempre fazer parte de um plano de comunicação que poderá contemplar campanhas de rua, marketing de guerilha, rádio, blogs, msn, etc…

Lembre-se que se o seu negócio for o primeiro a ser lembrado pelo seu cliente, a sua loja será o primeiro local onde ele irá para fazer negócio e a sua taxa de vendas nesses clientes rondará os 99%.

Ser interessante + Aparecer = Ser Lembrado!

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “Como fazer que os clientes se lembrem do seu negócio?

  1. Artmix

    Adorei o post!
    O boca a boca é o melhor modo de divulgar uma empresa ou marca que deseja ficar na lembrança (e presença) do público! Nada é tão verdadeiro e firme quanto a divulgação por meio de indicações pessoais, porque todo mundo confia naquilo que um amigo ou colega sugere, muito mais do que o que se lê na internet ou vê na televisão! Parabéns pelo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *