Utilizar as redes sociais para promover pequenos negócios

[singlepic id=185 w=320 h=240 float=left]Twitter, Facebook e Youtube são exemplos de redes sociais que podem e devem ser aproveitadas pelas empresas para ganharem notoriedade, comunicarem com os seus clientes e gerarem negócio.

A utilização de redes sociais como ferramenta de divulgação ganha maior importância para os pequenos negócios que têm com as redes sociais a hipótese de estarem par a par das maiores empresas do mundo e em casos de boa utilização dessas redes ganhar maior notoriedade do que essas grandes empresas.

A criação de comunidades e relações de proximidade com os clientes é potenciada pelo uso das redes sociais de uma forma mais intensa que as campanhas de publicidade tradicional. Um pequeno negócio tem na maioria dos casos dificuldades de ter budget disponível para implementar uma campanha publicitária de revista, rádio ou televisão. Isso já não acontece em relação às campanhas nas redes sociais.

Temos de ter em atenção que não basta estar presente! Temos de saber como devemos estar presentes, o que devemos dizer, quem devemos seguir. Uma estratégia errada na presença empresarial nas redes sociais pode gerar uma crise potenciada pelo efeito viral que a Web 2.0 proporciona.

Apesar de recentes, o Facebook em 2004, o Youtube surgiu em 2005 e o Twitter em 2006, já existem várias experiências de sucesso empresarial nas redes sociais. É conhecido o sucesso supremo da utilização de redes sociais como ferramentas de união de pessoas em torno de causas, como são exemplo a eleição de Barack Obama, com o uso intensivo do Twitter e do Facebook e o uso do Twitter como forma de protesto social do povo iraniano após as últimas eleições.

Pequenos laboratórios sempre disponíveis
As empresas podem utilizar as redes sociais como pequenos laboratórios onde podem fazer estudos de mercado constantes com uma velocidade muito superior aos tradicionais e sem os encargos que estes representam.

A importância de ser verdadeiro
É importante que os empresários, empresas, directores de marketing e directores de comunicação tenham consciência da necessidade de serem verdadeiros nas redes sociais. Muitos não tendo noção da correcta utilização das redes sociais limitam-se a utilizar as redes sociais como plataforma de vendas com resultados muito deficientes e com um crescente sentimento negativo por parte dos utilizadores que os seguem nas redes sociais.

Saber o que dizer
Existem também casos de empresas que “despejam” publicidade nas redes sociais, sem terem a atenção de ouvir o cliente. Estas empresas correm o risco de gerarem uma enorme crise em torno da sua presença nas redes sociais e de serem inundadas com reclamações de clientes.

Regra de ouro das redes sociais
Nas redes sociais temos de ter em atenção que “somos o que dizemos” e que uma opinião negativa ou positiva de um utilizador perdurará na internet por muito tempo. Não sendo tratada de forma correcta e atempada essa opinião poderá ser extremamente negativa para a empresa. Não sendo monitorizada a empresa poderá começar a assistir a um crescimento de opiniões negativas que não sabe de onde é a origem.

Conclusão
Neste momento o factor de diferenciação entre empresas está focado nas empresas que estão e as que não estão presentes nas redes sociais. Em breve o foco da diferenciação mudar-se-á para as empresas que estão correctamente nas redes sociais e acrescentam valor aos seus negócios e as empresas que usam estratégias erradas nas redes sociais e acrescentam valor negativo à sua marca. O sucesso da presença empresarial nas redes sócias dependerá da capacidade destas em criar redes e sentido comunitário com os seus clientes.

Mais ideias para o seu negócio:

One thought on “Utilizar as redes sociais para promover pequenos negócios

  1. Estevao

    Sem duvida. Principalmente uso o Facebook e é extremamente eficaz. Na nossa propria utilizacao do Facebook ficamos a conhecer novos negocios, empresas, sites, etc atraves de amigos. E a integracao do Twitter com o WordPress e Facebook é ainda melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *