Valerá a pena montar negócio numa cidade pequena?

montar negocio cidade pequena

Claramente que sim! Se tem ideia e vontade de montar um negócio próprio e criar uma empresa esta pode ser criada em qualquer local do país. Seja uma pequena aldeia ou uma cidade de milhões de habitantes.

Muitos pensam que o sucesso de um negócio só acontece em grandes cidades. Nada mais errado. Se nessas cidades a população é muito maior e terá acesso a muitas mais pessoas que poderão vir a ser clientes do seu negócio, também é verdade que terá uma concorrência muito mais feroz. Salvo se tiver um negócio inovador em que a concorrência seja extremamente reduzida.

Existem sempre oportunidades de negócio em qualquer local e a partir de uma pequena cidade pode gerir um negócio de milhões. A internet e as redes sociais vieram criar um verdadeiro mercado global em que um pequeno negócio físico pode vender para todo o mundo.

São imensos os exemplos de pequenas sapatarias, lojas de artesanato, t-shirt’s personalizadas, etc. que nasceram em pequenas cidades e hoje se tornarão grandes e em que a maior parte do seu negócio é feito hoje na enorme “sala de vendas” que é a internet.

Pontos essenciais para criar um negócio numa cidade pequena:

>>> Crie um negócio que possa começar pequeno

, mas que tenha pernas para crescer. Começar com o mínimo de investimento e não investir em bens não essenciais para o funcionamento da empresa é fundamental para o sucesso. Por exemplo:

 –  Será que o seu negócio precisa mesmo de ter uma carrinha para serviço de entregas? Poderá oferecer o mesmo serviço nos primeiros tempos com recursos às transportadoras que existem no mercado.

– Será que precisa de alugar um escritório para fazer o seu negócio? Se trabalha essencialmente na internet e não recebe clientes poderá trabalhar a partir de casa e gerir os stocks do seu negócio a partir da sua garagem. Lembre-se sempre que grandes empresas como a Microsoft e a Apple começaram os seus negócios numa garagem e hoje são das maiores empresas de todo o mundo.

>>> Invista na imagem do seu negócio.

Nos primeiros tempos a imagem será o melhor cartão de visita do seu negócio. Criar um bom logótipo, criar um site simples mas eficaz e uma presença profissional nas redes sociais é muito barato e é o factor que vai diferenciar o seu negócio dos demais nos primeiros tempos do negócio. O investimento em imagem fica sempre muito barato, pois é um investimento que, quando bem feito à primeira, dura muitos anos.

>>> Crie um negócio numa área que gosta de trabalhar.

Trabalhar no que gostamos é a melhor motivação que podemos ter quando abrimos um negócio. A maioria dos negócios acabam muito cedo porque a única motivação de quem os cria é ganhar dinheiro. Como é normal que muitos novos negócios não comecem logo a dar lucro, acontecem essas desistências. No caso de montar um negócio numa área que gosta de trabalhar, suportará com maior facilidade a falta do factor motivação dinheiro.

Mais ideias para o seu negócio:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *